5 Modelos de Cozinhas Planejadas! Qual Estilo Combina Mais Com Você?

#cozinha #estiloindustrial #estiloretro #estilominimalista #estilogourmet #estilocolonial #moveisplanejados #cozinhaplanejada #projetointeriores #decoraçao #cozinhaindustrial #cozinhacolonial


Móveis planejados são sob medida, ou seja, foram feitos exatamente para determinado espaço e da maneira que foi solicitado. Quando o assunto é planejar uma cozinha, deve-se saber como trazer ao espaço funcionalidade, praticidade, aproveitamento e seguir o estilo desejado e que combine com você. A seguir trazemos 5 modelos de cozinhas planejadas e suas principais características:



  • Cozinha Planejada no Estilo Industrial

Se você tem um grande espaço à disposição. O estilo industrial pode ser uma boa pedida. O estilo surgiu da adaptação de espaços industriais abandonados, aproveitando ambientes geralmente com grandes áreas e um pé direito alto. O estilo ganha evidência entre a década de 50 e 70. Geralmente utilizado para decorar e transformar espaços como galpões e estúdios em residências. Suas soluções práticas e descomplicadas fazem uso de materiais como tubulações expostas, madeira, metal e concreto e tijolos aparentes.


A cozinha com estilo industrial ganhou destaque nos ambientes interiores primeiramente no exterior. Antes, esse modelo de cozinha era automaticamente ligado com cozinhas grandes de restaurantes ou de hotéis. Hoje, esse estilo que era muito comum apenas nos flats de Nova York tem cada vez mais ganhado popularidade, virando uma super tendência.


A cozinha industrial tem feito a cabeça de quem pesquisa referências de decoração e gosta de uma pegada mais contemporânea. Esse estilo, que pode ser encontrado em todos os cômodos da casa, faz tanto sucesso na cozinha por causa de elementos específicos, como as ilhas, bancadas e pendentes. Algumas características importantes do estilo industrial: uso do cimento queimado e concreto aparente; tijolinhos; a integração de ambientes; as tubulações e instalações expostas; cores como azul, amarelo e vermelho.


  • Cozinha Estilo Retrô

Se você curte a ideia de selecionar os itens que fizeram história no mundo da decoração e dar um toque contemporâneo para eles, o estilo retrô é uma boa pedida.


As cores que são mais presentes na decoração da cozinha retrô, são as cores fortes e vibrantes como vermelho e laranja e também há inúmeras cozinhas retrô com cores delicadas como os tons pastel. Porém, as cozinhas com decoração retrô também podem ser bastante coloridas misturando tonalidades ou mesmo totalmente brancas com alguns pontos de cores na decoração.


Aposte em móveis baixos e alongados, com superfícies lisas e brilhantes e uma paleta de cores ousada para garantir uma composição original. Para uma cozinha retrô de verdade aposte em elementos como, cores vivas ou pastéis, eletros em alumínio, azulejo hidráulico, móveis clássicos. Ou incremente sua decoração com alguns itens retrô.


  • Cozinha Estilo Minimalista

Simples e sofisticado, o estilo minimalista deixa o ambiente aconchegante e acolhedor. Nesse estilo menos é mais e organização é fundamental. Portanto se a sua cozinha for compacta, esse estilo vai se adequar perfeitamente, deixando-a com um ar contemporâneo e elegante.


O estilo minimalista também pode ser aplicado na decoração da cozinha, ambiente que pela sua necessidade de alta funcionalidade, combina bem com o conceito de “menos é mais”. Algumas dicas para não errar na decoração minimalista é: diminuir a quantidade de objetos a vista ou reorganizar os mesmos; utilizar cores neutras ou chapadas; juntamente com Linhas retas ou curvas puras; racionalização da informação: poucos elementos visuais.


  • Cozinha Estilo Colonial

O estilo colonial emprega todo o charme de uma outra época para os seus ambientes. O estilo é sinônimo de aconchego e sofisticação no ambiente. Este é caracterizado pelo aspecto rústico com mobiliários em madeira disponibilizados de forma bem simples. Os ambientes no estilo colonial têm um toque histórico, uma vez que, remete à antiguidade através de objetos, materiais e mobílias. 


O colonial pede itens que pareçam (ou sejam realmente) de outra época. Invista em antiguidades ou réplicas como objetos de metal fosco e madeira envelhecida. Para planejar a sua cozinha no estilo colonial, a primeira questão que precisa de atenção é a atmosfera do ambiente. Este tipo de decoração conta com um ar rústico, porém elegante.


Se for optar por planejar sua cozinha no estilo colonial dê uma atenção para os revestimentos da sua cozinha. A pintura da parede pode seguir a linha dos tons terrosos ou mais claros. Além disso, se quiser apostar em azulejos, sinta-se à vontade para resgatar referências portuguesas e holandesas. Para o chão, a ideia é a mesma. Procure buscar revestimentos de madeira que transmitam um ar rústico.


  • Cozinha Estilo Gourmet

O modelo de cozinha gourmet é um dos queridinhos na decoração de interiores. Pela sua funcionalidade, mas também pelo aspecto que ela leva para seu ambiente. Além da multifuncionalidade, a cozinha gourmet consegue integrar os ambientes sociais da casa, não sendo necessário se privar dos convidados ou dos próprios moradores no momento do preparo da refeição. Pois o que difere este tipo de cozinha das tradicionais é a exclusão de uma parede que delimita o ambiente, ou seja, é um espaço totalmente amplo e aberto.


Os itens mais comuns de uma cozinha gourmet são: fogão de embutir (mais usados) ou o cooktop e forno embutido, coifa, bancada com espaço de trabalho e área molhada, uma cuba com um tamanho médio para grande, microondas, geladeira side by side, freezer e máquina de lavar louças. Tudo vai depender do espaço disponível na cozinha, da necessidade de quem vai utilizá-la e desejo.


Semelhante a cozinha conhecida como americana, a cozinha gourmet se diferencia pelo uso de equipamentos especializados e a configuração de seu layout, que permite acolher confortavelmente os convidados, de modo que haja integração com o cozinheiro. A principal vantagem em se optar pelo modelo de cozinha gourmet destaca-se a possibilidade de receber e compartilhar bons momentos com os amigos ou familiares.


Este post ajudou você a decidir qual estilo combina mais com você? Se ainda estiver com dúvidas para fazer sua escolha, lembre-se a sua residência deve refletir a sua personalidade. Portanto, siga seus instintos. Vale também misturar elementos de vários estilos, são muitas as opções e combinações possíveis, desde que haja coerência e harmonia entre eles.

Procure profissionais para lhe auxiliar, nós da DG Planejados Italínea temos arquitetos e designers de interiores habilitados para realizar seu projeto de vida feliz, venha nos visitar e/ou entre em contato.


339 visualizações

@2020 DG Planejados I Rua XV de novembro, 112, Centro, Orleans/SC

48 3466 - 1330 | 48 99957 - 7525

@2020 DG Planejados | Rua Henrique Lage, 1251, Sala 110, Giassi Santa Barbara, Criciuma/SC

48 3437 - 3125 | 48 99915 - 2668 

  • DG Planejados Italínea
  • DG Planejados Italínea
  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle