Qual Tapete eu uso? Dimensões de tapete ideal

#saladetv #tapeteideal #decoracaodoambiente #materialdotapete #saladeestar #tapete


Quando precisamos colocar um tapete em algum ambiente, normalmente vem aquela dúvida em relação ao tamanho, posicionamento e material. Para te ajudar, hoje vamos dar dicas para você escolher o modelo ideal sem medo.


O tapete, pode ser usado para demarcar um espaço, trazer aconchego e até ser destaque na decoração do ambiente. A primeira dica é determinar o tamanho do tapete proporcional as dimensões do ambiente e a intenção desejada.


Na sala de estar e sala de TV, o tapete deve ter no mínimo a largura do sofá e uma parte deve ficar em baixo do móvel, seguindo em média a metade da profundidade do sofá, criando assim, uma continuidade visual entre as peças. Em ambientes maiores, o tapete pode estar sob todos os móveis, fazendo uma amarração dos móveis, trazendo maior sofisticação ao ambiente e delimitando o espaço.


Sob a mesa de Jantar, o ideal é pegar as dimensões da mesa e acrescentar 1 metro em todos os lados, deixando assim, espaço para o deslocamento das cadeiras sem enroscar no tapete. Caso você não tenha 1 metro a mais para colocar os tapetes, pode deixar 70 cm, pois a cadeira normalmente avança 60 cm.


Nos quartos, o tapete além de decorar, traz a função de aconchego e conforto, ajudando nos casos aonde o acabamento do chão foi feito com pisos frios. Em quartos com camas de casal, o ideal é colocar um tapete que fique em baixo da cama e avance nas laterais e pés, em média de 50 cm, outra opção são trilhos laterais e na base da cama, cumprindo a mesma função. Já em quartos de solteiro, segue a mesma regra, porém se a cama estiver encostada na parede, você pode apenas colocar um trilho na lateral.


Para a escolha do material do tapete, além da estética deve-se levar em conta alergias e manutenção. Atualmente no mercado, existem diversas opções de matéria-prima que atendem todas as necessidades, desde fibras sintéticas até emborrachados que facilitam a manutenção e diminuem o acúmulo de poeira.


Outra dica, é para evitar que o tapete escorregue, você pode colocar produtos antiderrapantes em baixo do tapete, como uma manta emborrachada ou também, colocar tiras de borracha nas bordas e centro do tapete.

102 visualizações

@2019 DG Planejados I Rua XV de novembro, 112, Centro, Orleans/SC

48 3466 - 1330 | 48 99957 - 7525

@2019 DG Planejados | Rua Henrique Lage, 1251, Sala 110, Giassi Santa Barbara, Criciuma/SC

48 3437 - 3125 | 48 99902 - 8367 | 48 99920 - 6018

  • DG Planejados Italínea
  • DG Planejados Italínea
  • YouTube - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle